Sessões de 2024
NOVEMBRO:

"Megalopolis" (2024, Francis Ford Coppola):
Um artista de génio, com o poder de parar o tempo, luta contra um mayor ultra-conservador, para assim salvar o moribundo mundo moderno inspirando esperança.
Contado como se fosse uma história épica à maneira da Roma clássica.
Megalopolis é uma história épica à maneira da Roma clássica, passada numa América contemporânea imaginária.A Cidade de Nova Roma tem que mudar, o que abre um conflito entre Cesar Catilina, um artista de génio que tenta alcançar um futuro utópico e idealista, e o seu opositor, o mayor Franklyn Cicero, que continua comprometido com um status quo reaccionário, perpetuando a ganância, a corrupção e a guerra partidária. Dividida entre esses dois lados, está Julia Cicero, a filha do mayor, cujo amor por Cesar fez vacilar a sua lealdade, forçando-a a descobrir aquilo que acredita que a humanidade realmente merece.

Ciclo "50 Anos do 25 de Abril"
"Cartas da Guerra" (2016, Ivo M. Ferreira):
1971. António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.

Ciclo "50 Anos do 25 de Abril"
"Tabu" (2012, Miguel Gomes):
Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.