Sessões de 2025
JUNHO:
Extensão "Imagens no Tejo - Mostra de Cinema Português (5.ª edição) - em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira
"A Casa das Mães" (2015, Philippe Costantini):
"A Casa das Mães" debruça-se sobre a instituição social "Casa de Santo António" em Lisboa, que presta apoio prático e emocional a cerca de vinte mães adolescentes. Durante os dois ou três anos de residência as jovens são preparadas para uma vida auto-suficiente que lhes permita cuidar dos seus filhos. O caminho para esse objetivo entre a infância e a idade adulta é difícil e acidentado: as rotinas diárias, as relações sociais, a auto-estima e a responsabilidade não são óbvias e colidem por vezes com as necessidades, interesses, medos e sonhos destas jovens mães.
"Pano da Terra" (2019, João Meirinhos):
Um documentário etnográfico de João Meirinhos e Tânia C. Neves sobre as tecedeiras da Vila de Mértola, a fábrica de tecelagem de Reguengos de Monsaraz e a última fiadeira da região, localizada na aldeia de São Pedro de Sólis. Contam-nos como este árduo trabalho moldou as suas vidas numa sociedade demasiado apressada para uma tradição com seus ritmos muito próprios. Um trabalho de paixão a todos os níveis.
"Surdina" (2019, Rodrigo Areias):
Num espaço rural, um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira.
Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo.
Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.
"Senhor X" (2010, Gonçalo Galvão Teles):
Um velho realizador de cinema oferece a sua velha máquina de filmar a um homem da recolha do lixo. Nas suas mãos, a velha máquina tem o poder de transformar a realidade envolvente e o amor acontece...
"Gesto" (2015, António Borges Correia):
António tem 18 anos e é surdo profundo. Quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador. Ao mesmo tempo, vive o seu primeiro amor com Irina, uma jovem surda que não o compreende. Pela primeira vez na vida, o mundo de António está a desabar. Mas talvez valha a pena perder o mundo para conquistar o universo onde surdos e ouvintes se descubram num mesmo gesto.
"Monte Clérigo" (2023, Luís Campos):
Drama que cruza o verão de um adolescente com a grave crise dos trabalhadores imigrantes nas estufas do litoral de Portugal. Um adolescente desperdiça o seu verão com trabalho forçado numa torre de vigia florestal, indiferente aos trabalhadores imigrantes das estufas que o rodeiam. À procura pelo seu relógio perdido, acaba por se encontrar no lado dos invisíveis.
"A Morte de Carlos Gardel" (2011, Solveig Nordlund):
Um jovem toxicodependente está a morrer num hospital. Junto a ele, cada um dos seus familiares mais próximos evoca uma teia de recordações obsessivas e de vivências actuais. Todos eles são portadores de sonhos e desalentos. O pai do jovem, apaixonado pelo tango e pela figura de Carlos Gardel, percorre simbolicamente um rosário de situações dolorosas. Delirante, confunde-o com um cantor parecido.
"Para Lá da Margem" (2024, Henrique Mesquita Montes):
Um homem e o seu espírito navegam em concordância com a natureza. Pelo dia, pela noite, pelos alvoroços das imprevisibilidades, navega no rio como navegamos todos pelas nossas vidas.
"A Arte realmente é uma coisa difícil de definir" (2023, Bruno Teixeira):
Hermínia Mesquita dá aulas de pintura há 18 anos. A sua formação inicial foi em línguas estrangeiras (inglês e alemão), mas o seu gosto pela pintura vem já da sua infância. Tem aulas de pintura no G.A.R.T. - Grupo de Artistas e Amigos da Arte e hoje ela própria dá aulas para interessados pela pintura.
"Esta Sou Eu" (2024, João Vieira e Bruno Teixeira):
Magda nasceu em Nova Lisboa, filha única de uma família antiga de Angola. Lá aprendeu a andar, falar, escrever. Era feliz, não sabia o que era o racismo ou o colonialismo.
Os caminhos de ferro de Benguela fazem parte da história da sua família. Todos os comboios são sagrados. O de Benguela era o mais sagrado.
Esta é Magda!
"Brando" (2024, Francisco Vargas Luz):
A Lucy e o Kyle faltam à escola para passarem tempo no cinema - uma amizade floresce em conjunto com a admiração pelos filmes que vêm.
"Seja o que Deus Quiser" (2023, Melissa Rodrigues e Giovana Chiconelli):
As Irmãs Carmo, Marcelina e a Madre Vicência são as três últimas freiras da congregação das "Isabelinhas Imaculadas". Ao receberem a notícia de que o bispo pretende visitá-las, não querem perder a oportunidade de impressioná-lo e salvar a congregação. Contudo, as irmãs não imaginam que uma peculiaridade do bispo possa comprometer todos os seus planos.
"Salto" (2022, Mariana Nunes):
Mais uma vez, Duarte fica sozinho em casa porque a mãe foi trabalhar. Ele sai para fazer parkour com os amigos, mas a sua noite acaba por não correr como espera. No final, Duarte terá de enfrentar as suas consequências.

"Mário" (2024, Billy Woodberry):
Mário segue a história e o legado de Mário Pinto de Andrade, fundador do MPLA, pensador e activista pan-africano, cuja missão crítica nos movimentos de libertação africanos dos anos 60 e 70 lançou as bases para a identidade e representação das nações africanas recém-formadas após a colonização europeia. O seu legado é óbvio na análise socioeconómica dos assuntos africanos modernos, na busca por uma compreensão adequada das origens da identidade de África, na sua poesia, nas peças de teatro e guiões, e na memória da sua família, amigos e discípulos, que referem um grande espírito e mente rigorosa, que suscitou uma profunda admiração em todos aqueles que o conheceram.

"The Shrouds - As Mortalhas" (2024, David Cronenberg):
Karsh, de 50 anos, é um importante empresário de tecnologia. Inconsolável desde a morte da sua esposa Becca, inventa uma tecnologia revolucionária: um sudário equipado com câmaras que permitem aos familiares manter o contacto visual com os seus entes queridos falecidos. Uma noite, vários caixões são profanados, incluindo o de Becca. Karsh tenta encontrar os responsáveis, descobrindo nesse processo uma conspiração que colocará a sua empresa em risco. Uma obra que explora o horror da simples fragilidade humana e reflecte sobre a relação entre o corpóreo e o digital.

"Longe da Estrada" (2023, Hugo Vieira da Silva e Paulo Milhomens):
Taiti, 1903. O médico, poeta e artista Victor Segalen abandona a França e ruma para Hiva’Oa, para conhecer Gauguin pessoalmente. Ao chegar à ilha, é informado de que o pintor havia falecido. Adaptado dos escritos de Victor Segalen, Longe da Estrada é uma sublime visão da obra, vida e contradições do grande pintor Paul Gauguin. E uma análise moderna da relação entre colonizadores e colonizados.