Sessões de 2025
JANEIRO:

Ciclo "50 Anos do 25 de Abril"
“Cenas da Luta de Classes em Portugal” (1976, Robert Kramer e Philip Spinelli):
Combinando imagens newsreel, fotografias, entrevistas e narração analítica, este documentário foca-se nos esforços anti-fascistas e anti-imperialistas dos grupos de trabalhadores e nos soldados da classe trabalhadora para libertar Portugal do controlo do governo de Salazar. Filmado entre Abril de 1974 e Novembro de 1976, relata os conflitos em Portugal em paralelo com os movimentos libertários dos Estados Unidos e África do Sul. Um prólogo e um epílogo foram adicionados em 1978.

Ciclo "50 Anos do 25 de Abril"
"Um Tempo de Todos" (2024, filme coletivo):
A Câmara Municipal de Almada em associação com O Porco Voador apresenta “um tempo de todos”.
É da relação entre a importância da preservação da memória da História e a perceção de que o Cinema pode ser um excelente veículo para essa relação, que nasce a ideia da criação de um filme comemorativo dos 50 Anos do 25 de abril de 1974.
Os portugueses vivenciaram uma longa ditadura, com censura, repressão política e limitação de direitos fundamentais. Recordar esta nossa história serve como alerta de que a Liberdade é uma conquista frágil que requer constante vigilância reforçando a valorização da Democracia como o sistema que permite que as vozes individuais sejam ouvidas e que os direitos fundamentais sejam respeitados.
O filme “um tempo de todos” assenta numa estrutura “cadavre exquis” e constará de sete curtas com um prólogo e um epílogo. Todos os realizadores são jovens de Almada ou com ligações a Almada, tal como os músicos, escritores e produtores.

"Tudo o que Imaginamos como Luz" (2024, Payal Kapadia):
Em Bombaim, a rotina da enfermeira Prabha é perturbada por um presente inesperado enviado pelo marido emigrado. A sua colega de quarto mais jovem, Anu, tenta em vão encontrar um lugar na cidade para ter intimidade com o namorado. Uma viagem a uma cidade de praia permite-lhes encontrar um espaço para que os seus desejos se manifestem. Uma história de sororidade, num quotidiano de mulheres onde a amizade é a força-motriz para a descoberta de beleza e de si próprias.