Sessões de 2024
FEVEREIRO:

"Folhas Caídas" (2023, Aki Kaurismäki):
Duas pessoas solitárias encontram-se por acaso na noite de Helsínquia e tentam encontrar o primeiro, único e último amor das suas vidas. Mas o caminho para atingir esse objectivo é cheio de obstáculos: o alcoolismo, números de telefone perdidos, não saberem o nome um do outro. E a tendência geral da vida em criar obstáculos no caminho daqueles que buscam a felicidade. Esta gentil tragicomédia é a quarta parte da trilogia da classe operária de Aki Kaurismäki (Shadows in Paradise, Ariel e The Match Factory Girl).

Sessão Especial - Conflito Israel-Palestina
"The Boy" (2023, Yahav Winner):
Avinoam e Barak, pai e filho de um Kibutz na fronteira com a faixa de Gaza, são forçados a enfrentar outra ronda de foguetes e combate, cada um à sua maneira. Uma noite, Barak atinge o ponto de ebulição e Avinoam é forçado a absorver o calor.
O realizador, Yahav Winner, foi assassinado por terroristas do Hamas no massacre de 7 de Outubro, depois de tentar impedi-los para permitir que Shaylee Atary, a sua esposa, escapasse com a sua filha recém-nascida Shaya.

Ciclo "50 Anos do 25 de Abril"
"Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia" (1976, António da Cunha Telles):
A Meia-Praia, comunidade piscatória próxima de Lagos vive com o 25 de Abril de 1974 uma experiência original e exemplar. As velhas casas são substituídas por moradias de pedra erguidas pela população e nasce a esperança de constituição de uma cooperativa de pesca. Surgem dúvidas, contradições, desgaste. Assiste-se ao primeiro acto eleitoral livre. Filmado na linha dos grandes clássicos russos, as personagens ganham uma dignidade e uma nobreza ímpar, iluminados pelo sol do Algarve.