Sessões de 2024

DEZEMBRO:

A4 14 DEZ (1)

O Dia Mais Curto / Ciclo "50 Anos do 25 de Abril"

“Os Salteadores” (1993, Abi Feijó):

Dentro de um carro, numa viajem à noite ao longo da costa portuguesa, nos anos 50, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens, capturados e mortos há alguns anos no decorrer do guerra civil espanhola. Três perspectivas são confrontadas num discurso que revela a face e as sensibilidades ideológicas do regime fascista português. Como se a História pudesse ser inventada ou esquecida...

“O Casaco Rosa" (2022, Mónica Santos,):
Uma animação musical e política sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema. Baseado em Rosa Casaco, o inspetor da PIDE que chefiou a brigada que assassinou o General Humberto Delgado.

“25 de Abril - Uma Aventura para a Democracia" (2000, Edgar Pêra):
Filme sobre o fim do fascismo e o 25 de Abril, visto a partir das ruas e dos rostos das pessoas. Mais do que mostrar a revolução militar, revela a adesão popular ao movimento. Imagens e sons do passado (a ditadura e a libertação) misturam-se com imagens e sons do presente (manifestações de apoio à independência de Timor).

“Porto, 1975" (2010, Filipa César):
O complexo habitacional Cooperativa das Águas Férreas da Bouça, desenhado por Álvaro Siza Vieira como um parte integrante do Serviço Ambulatório de Apoio Social (SAAL, 1972–76), é o cenário deste filme. A construção da obra foi iniciada em 1975, mas só viria a ser concluída em 2006. No filme, a voz do arquiteto Alexandre Alves Costa, vinda de uma secretária eletrónica obsoleta, conduz o trajeto deambulatório até o interior do prédio, e conta os tempos conturbados num tumultuoso Portugal pós-revolucionário que rodearam a construção destas habitações.

"Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso" (2013, Catarina Vasconcelos):
Uma correspondência entre um irmão e uma irmã aquando do aniversário da morte da sua mãe faz com que viajem para o passado para entenderem o tempo em que a mãe viveu e como era Portugal nos anos 70, quando uma revolução aconteceu. Foi a revolução dos cravos e foi em 1974 quando a mãe ainda era jovem. As vozes do “povo unido jamais será vencido” ecoavam nas ruas e a reforma agrária era uma realidade. Unindo a história de uma família à História de um país, este filme é uma procura de algo que não pode ser perdido.

A4 15 DEZ

O Dia Mais Curto / Amiguinhos

"A Lagarta e a Galinha" (2013, Michela Donini e Katya Rinaldi):

A lagarta e a galinha são as melhores amigas. Ambas sabem que chegou a altura de se separarem; será a natureza, o pulsar secreto do mundo, a ditar esse ritmo.

"Éter" (2004, Jorge García Velayos):
Uma viagem convidativa pela natureza através do vento (folhas) e dos elementos aquáticos (peixes).

"Corvo Branco" (2018, Miran Miošic):
Por ser diferente dos outros, o Pequeno Corvo Branco é observado e gozado pelo seu bando. Mas, quando a poluição começa a causar mudanças drásticas no meio ambiente, é o pequeno Corvo Branco que ajuda o bando a encontrar um lar melhor.

"Como Fazer um Arco-Íris" (2013, Ted Sieger, Wouter Dierickx):
No planalto de uma montanha, um pastor e a sua estranha manada fazem uma surpreendente e interminável viagem.

"Ilha" (2017, Max Mörtl, Robert Löbel):
Numa viagem exótica a uma ilha peculiar, escutamos os sons próprios deste mundo fantástico, que ganha vida à medida que as criaturas que nela habitam saem dos seus esconderijos.

"O Sr. Noite Está de Folga" (2016, Ignas Meilũnas):
Por que é que a noite está a mudar o dia? Bem, quando não se gosta de algo, muda-se.

A4 workshop

Oficina de Cinema de Animação - em parceria com o Ateneu Artístico Vilafranquense

Brinquedos Óticos e Introdução à Pixilação

Janeiro de 2025