Sessões de 2023

JUNHO:

CineclubeJunhoVersaoPrintA4

Primeira sessão do Cineclube Vilafranquense! - Ciclo "Escolas de Cinema"

Sessão de curtas-metragens da Escola Superior de Teatro e Cinema:

"Rhoma Acans" (2012, Leonor Teles):

“Rhoma Acans” é uma viagem de autodescoberta empreendida pela realizadora com o objectivo de compreender o verdadeiro peso identitário da sua herança cigana, a partir da história da sua própria família e do modo como ela se afasta ou aproxima da história de uma jovem cigana no seio da tradição, Joaquina.

"Primária" (2013, Hugo Pedro):

Uma turma de quarto ano inicia o terceiro período de aulas. Enquanto aproveitam os últimos dias de alegria no recreio, nas aulas as crianças preparam-se para os exames nacionais que se aproximam e que irão determinar o seu sucesso escolar. As actividades de despedida recolhem então os testemunhos de uma infância que por obrigação começa a emancipar-se.
Um filme sobre o primeiro rito de passagem, sobre o momento em que se deixa a segurança de um ciclo e se vai em direcção à incógnita que é o seguinte.

"Amor, Avenidas Novas" (2017, Duarte Coimbra):

Manel, um jovem que dorme sestas, vai trocar o seu colchão de casal pelo colchão de solteiro do amigo Nicolau, para que este possa estar com a namorada. Ambos carregam o colchão pela Avenida Almirante Reis até casa de Nicolau. Manel vê-se rapidamente despejado da casa do amigo com um colchão de solteiro para carregar de regresso a casa. No caminho interrompe acidentalmente umas rodagens só de mulheres, onde vai conhecer Rita, uma bela assistente de produção. Manel, Rita e o colchão projectam ideias de amor. No final do dia, Manel liga à mãe para desabafar e reflectir sobre o seu dia.

"Verniz" (2018, Clara Jost):

Uma viagem de autocarro sem protagonista. As interações dos passageiros constituem o ritmo do percurso, sendo apenas possível vislumbrar o destino de cada um.

"Rio Torto" (2019, Mário Veloso):

Uma geração antiga conta a história de um rio de águas cristalinas. É a história de um lugar onde o crescimento urbano consome a paisagem bucólica – um lugar onde um velho moinho continua a girar, movido pela força das águas que agora têm outra cor.

"Na Berma" (2022, César Santos):

Um casal de jovens lida com a ansiedade e insegurança do rapaz antes dele ter de enfrentar o que o espera no edifício do outro lado da rua.

POSTER A4-web

Ciclo 50 Anos do 25 de Abril

"A Revolução de Maio" (1937, António Lopes Ribeiro):

César Valente, membro da resistência clandestina ao regime de Salazar, regressa do exílio para desencadear uma revolução em 28 de maio de 1936, o dia exato em que a ditadura celebraria o seu décimo aniversário. No entanto, através do contato direto com a “obra do Estado Novo” e depois de se apaixonar por Maria Clara, uma enfermeira da Maternidade Alfredo da Costa, Valente irá pouco a pouco converter-se à ideologia do regime. No final do filme, a polícia política que vigiara todos os movimentos dos “agitadores bolcheviques”, já nem sequer considera necessário prendê-lo: o regime conta agora com mais um fervoroso adepto.

Julho